terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pinceladas de coincidência

A separá-los está o momento de intervenção. Quando Lichtenstein nasceu já Klimt tinha morrido. Um pintou a pop art o outro a Art Noveau.
A uni-los está o momento captado. O mesmo gesto, a mesma ternura, a mesma força, a mesma emoção, o mesmo sentimento.



sábado, 20 de outubro de 2007

Rapto na Colômbia

Aldo tem 4 anos, pertence e uma familia rica e foi raptado. Mandaram uma mensagem aos "pais" em que pediam um resgate de 350 mil dólares e uma mensagem de som que era precedida da seguinte frase: "É assim que ele chora à noite". A polícia investigou o caso e salvou o pequeno Aldo. Apanhou dois dos raptores e pelo meio um policia ficou ferido.
O crime aconteceu na Colômbia, um país onde os raptos são o pão nosso da cada dia. Mas desta vez havia uma pequena nuance: Aldo é um felpudo pastor alemão.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A terra onde as coisas acontecem

Naquele dia falou-se de sonhos.

Vinha pelo caminho e ele começou a descrever a terra onde eles acontecem.Creio que a viagem até esse território depende apenas da força com que se acredita que as coisas são possíveis. Depende apenas da vontade e da paciência. E o segredo é saber que tudo acaba por acontecer no momento certo.É lá que preencho os meus vazios É a essa terra que vou e que continuarei a ir sempre que o sol estiver escondido atrás das nuvens.









Na terra dos sonhos


Andava eu sem ter onde cair vivo
Fui procurar abrigo nas frases estudadas do senhor doutor
Ai de mim não era nada daquilo que eu queria
Ninguém se compreendia e eu vi que a coisa ia de mal a pior

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar

Andava eu sózinho a tremer de frio
Fui procurar calor e ternura nos braços de uma mulher
Mas esqueci-me de lhe dar também um pouco de atenção
E a minha solidão não me largou da mão nem um minuto sequer

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar

Se queres ver o Mundo inteiro à tua altura
Tens de olhar para fora, sem esqueceres que dentro é que é o teu lugar
E se às duas por três vires que perdeste o balanço
Não penses em descanso, está ao teu alcance, tens de o reencontrar
Jorge Palma

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Levezas de ser

"São precisamente as perguntas para as quais não existem respostas que marcam os limites das possibilidades humanas e traçam as fronteiras da nossa existência".

- Milan Kundera, candidato a prémio Nobel da literatura 2007-

Por momentos pensei que lhe iam dar, a ele, o grande prémio da literatura. Seria o contemplado e o reconhecido e muitas pessoas iriam correr às livrarias à procura da sua obra
Só depois percebi que não faria sentido.
Ele é mais bonito assim, meio escondido nas prateleiras. Misteriosamente (exagerando, talvez) guardado na sua Insustentável Leveza do Ser, na sua Imortalidade e na sua Identidade....


"Mesmo a nossa própria dor não é tão pesada como a dor co-sentida com outro, pelo outro, no lugar do outro, multiplicada pela imaginação, prolongada em centenas de ecos"

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Acasos constipados

Há dias assim. Há dias em que me dá uma irresistível vontade de chegar a casa e correr em direcção às prateleiras onde repousam Sophia, Pessoa, Fausto, Espanca, José Mário Branco, Ramos Rosa, Mário Sá Carneiro...
Sabe bem escolher um ou outra em função dos dias e dos humores. É maravilhoso nem sequer olhar enquanto se puxa um deles para fora e se abre numa qualquer página. Gosto das coincidências que saltam de um verso imprevisto ou de uma quadra sem sentido.

Hoje, os dedos tropeçaram na antologia de Pessoa que aberto ao acaso me devolveu um Álvaro de Campos. Pegar. Abrir ao acaso numa página qualquer. Descobrir as palavras escritas num dado momento, em direcção a um alguém cuja identidade se esconde nas entrelinhas, sobre um qualquer assunto que não se sabe de onde vem.

Este Álvaro de Campos que faz rima com o meu dia. Pelos ditos magnatas que definem futuros em contas de somar e subtrair numa injustiça que fere até os mais duros. Foi apenas uma coincidência, mas esta constipação é uma inevitável vitória dos euros sobre os sentimentos.

Chamem-me o que entenderem, interpretem como quiserem. Não quero nem saber.
Para quem se interessa, eis a explicação: É apenas dor de amiga, nada mais.


"Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
(...)
Nunca estive bem senão deitando-me no universo
(...)
Excusez un peu.... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina"

Álvaro de Campos

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O mundo ao contrário

Nos últimos tempos....

- Na guerra do "Luis contra Luis" o Menezes deu a volta à coisa e ganhou ao pequeno Mendes com uma inesperada vitória. Elites de um lado, populistas do outro. E no final das contas, quem ganha é o Luis de Gaia que é o que o povo quer e o povo é quem mais ordena mesmos nestas coisas da politica e da direita. De notar que é com agrado que assisto à reviravolta nos matraquilhos.

- Uma criança, de dois anos, entorna o leite e a mãe dá-lhe "apenas" um pontapé. Mas não tinha qualquer intenção de a matar. É, era apenas para ver se da próxima ela tinha mais cuidado. Pena é que não houve próxima!

- Os monges da antiga Birmânia iniciaram uma "revolta silenciosa" que os tem vindo a silenciar, à lei das balas pouco silenciosas. Nestes últimos dias, em Myanmar a pacatez dos monges que se vestem da cor do Açafrão têm feito uso dos blogs, chats e afins para denunciarem ao mundo o que se passa dentro das fronteiras de uma das ditaduras mais fortes do mundo. Os supostos homens da paz andam em guerra.

- Um juiz decidiu que, depois da lamentável cena da criança que tinha dois pais, uma mãe e uma senhora que a pôs no mundo, tinha a verdade nas mãos. E, mesmo contra a opinião dos especialistas, a Esmeralda deve ser entregue ao "pai biológico", decidiu o juiz . A criança vai andando de colo em colo.


- Um árbitro, de seu nome Pedro Henriques, esqueceu-se dos óculos em casa e não viu o bracinho do Katsouranis na bola dentro da grande área. O auxiliar viu, os jogadores viram, os treinadores também viram, os espectadores também. Mas ele não e por isso não houve penalti para ninguém.

- a ASAE fechou as cozinhas de três hospitais - D. Estefânia, Santa Maria e St. André (em Leiria) - depois de terem descoberto "desconformidades". Seja lá isso o que for que o termo signifique não me parece coisa boa ou que faça bem à saúde. Mas quer dizer.... nos hospitais não é suposto ficar-se melhor e não pior por desconformidade?

- o Mourinho é posto a andar do Chelsea e ainda recebe uma brutalidade de milhões de euros para sair. Eu admiro o senhor, sou fã daquela personalidade forte e tal.... mas ser despedido não é suposto ser uma coisa com consequências, geralmente, negativas?


E quem tem razão é o Santana Lopes quando diz "Está tudo doido!".