terça-feira, 29 de janeiro de 2008

xaran!!!

E não é que caiu mesmo?!?!?!?!?!?!?!?!??!?!?!?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Cai neve na Serra da Estrela

A crise nas urgências


Ora, mais uma vez se comprova alguém se esqueceu que era urgente tratar das urgências em Portugal. A conversa surreal que apareceu nos telejornais e emails entre a operadora do INEM e o bombeiro de serviço perto de Alijó. É incompreensível que aconteça uma coisa destas, é incompreesível que estando o centro de saúde fechado (medida com a qual eu concordo) não haja uma forma alternativa de prestar cuidados de saúde urgentes. A falta de protocolos entre as corporações de bombeiros e o INEM é uma vergonha. Esqueceu-se de qualquer coisa senhor ministro, não esqueceu? Mas enquanto continuar a achar que os portugueses "vão percebendo" a política na saúde a coisa vai correndo mal!

Sim, fechar as maternidades desnecessárias e sem uso foi uma medida boa. Implementar um plano de emergência médica tal como está a ser feito é uma boa medida. Fechar SAP's a que se recorre por tudo e por nada também é uma boa medida. Mas e criar alternativas que garantam que não faltarão alternativas médicas até estar tudo como deve ser?

Para além disso continua a haver um imenso problema de comunicação. Lá diz o velho ditado que a falar é que as pessoas se entendem. Nada mais certo!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Tardes de Inverno


Tardes de Inverno, daquelas em que chove a potes lá fora, daquelas em que só dá vontade de ficar enroscado em frente à lareira ou a ver um daqueles filmes maravilhosos.
Tardes de Inverno, daquelas em que se põe o nariz de fora da porta para se beber um chocolate (mesmo chocolate a sério e não leite com chocolate manhoso) ou um chá e comer scones com doce.
Tardes de Inverno em que se ignora a chuva e se apanha uma daquelas molhas maravilhosas em que até a alma pinga e depois correr para a banheira e ficar horas a boiar em agua quente e espuma.
Tardes de Inverno, longas e cinzentas em que o corpo fica mole e se deixa o espírito preguiçar à vontade.

O novo aeroporto....

Sempre fui contra a Ota, por razões algo obscuras, e a favor da margem sul. Seja Alcochete, não ofende.
Mas tenho uma proposta alternativa para a localização do novo aeroporto: porque não no Entroncamento? É central, fica ali na junção das linhas de comboio, o TGV podia passar por ali e resolve o problema das acessibilidades, não me parece que sejam necessários grandes aterros, acho que não há ali pelicanos e animais/espécies em vias desaparecerem para todo o sempre, fica mais ou menos a meio de Portugal e parece-me genial. Não podiam fazer ali aquela conjugação aeroportuária, mas podiam logo acrescentar às pistas de aterragem e descolagem uma pista para naves espaciais (para quem não se recorda é uma zona onde se avistam fenómenos estranhos de quando em quando) e um terminal para marcianos.
Num momento em que tenha outro ataque de lucidez acrescentarei pormenores técnicos relevantes à teoria a favor do Entroncamento.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A moda do cancelar

Primeiro foi o Lisboa-Dakar por causa, diz-se, das ameaças terroristas à caravana. Agora, foram os Globos de Ouro norte-americanos por causa da greve dos argumentistas.

Será que vão cancelar os Jogos Olímpicos de Pequim por causa da greve dos terroristas ou por causa das ameaças dos argumentistas? Será que o Mundial de 2010 na África do Sul vai ser cancelado porque os terroristas emigram da Mauritânia mais para o sul "da" África? Será que as eleições nos Estados Unidos vão ser canceladas por não haver nenhum candidato masculino branco de jeito?

As contas impunes



"Esquadrões da morte actuam impunemente nas Honduras

É uma execução por dia, 42 por mês e cerca de 500 por ano. Estas são as estatísticas para as execuções arbitrárias nas Honduras, uma das nações mais violentas no hemisfério ocidental, juntamente com as suas vizinhas El Salvador e Guatemala, segundo noticiou o El País.
Em dez anos verificaram-se cerca de 4000 execuções, segundo....."

In Público, 8/01/07


Estou baralhada..... ora se é uma por dia como é que são 42 por mês? e se são 42 por mês como é que são 500 por ano? e se são 500 por ano como é que em 10 anos sã0 4 mil???? Bom, contas são contas e por isso não se discute.
Tenho é mais uma dúvida.....Onde se situa o hemisfério Ocidental?
Se calhar a culpa é de serem execuções arbitrárias!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Resolução de ano novo (atrasada!!)

Não fazer resoluções absolutamente nenhumas a não ser aproveitar cada segundinho até ao mais mísero pormenor e ser feliz, muito feliz.

Bom ano de 2008!

O lago dos cisnes (ou o charco dos patos =P)


Surpreende-me sempre o contraste de um bailado.
Surpreende-me a delicadeza que contrasta com a firmeza dos gestos. Surpreende-me o toque seco das sapatilhas no palco com o a leveza que imprimem a cada passo.
E depois há a beleza que envolve todo o bailado, há a combinação de gestos, piruetas e saltos. Há a combinação de tudo isto com vários bailarinos ao mesmo tempo em coreografias únicas. Há os solos em que cada bailarino se desliga dos espectadores, do palco, dos colegas e se deixa levar por um ritmo inebriante, enfeitiçando que vê.
E a música.... Aqueles clássicos que têm uma familiaridade antiga no ouvido e que recordam tempos outros.