terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O subsídio do transplante

Acho revoltante que os médicos recebam ao transplante.
Argumentam-me que se não for assim eles trabalham menos e desviam-se os doentes para o privado.
Argumentam-me que é uma forma de os manter a trabalhar nos hospitais públicos.
Argumentam-me que aumentar os ordenados para os manter no serviço público também não é uma boa solução.
Argumentam-me que se não se der compensação aos médicos eles reduzem o trabalho ao minimo até chegar a hora de irem para os seus consultórios.
Continuo a achar revoltante. Falam em ética e em consciência. Onde é que elas andam no momento de receber o extra?
Mas os transplantes não fazem parte do trabalho dos médicos? Estarei eu errada ou esta não é mais do que uma das funções do trabalho deles?
Não retirando valor ao que fazem todos os dias, não diminuido a importância e a dimensão daquilo que fazem tds os dias, mas será isto justo??? Porque têm de receber um extra? Para fazerem bem o trabalho? Não me parece! Para os segurar nos hospitais públicos? Também não me parece!

1 comentário:

Paulo disse...

Sim, CJ, para aguentar alguns deles nos públicos.. por um lado compreendo essa tua revolta porque estão encarregues de zelar pela nossa saúde porque optaram por uma carreira em medicina, ninguém os obrigou. Mas também é óbvio que ninguém está em emprego nenhum para perder dinheiro (estágios não-remunerados e afins necessários à parte) e há mais dinheiro a ganhar no privado que no público.
O ideal será que isso não seja preciso, e se calhar muitos deles nem sequer precisavam do "icentivo", mas neste momento e provavelmente para uma maioria é bem preciso. É o estado de "enfermidade" da nossa saúde pública.