terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Justiça ou injustiça?

Não muito ao longe, ouço o prós e contras sobre a polémica à volta da Esmeralda, a menina de quem tanto se tem falado. Aliás, da menina de quem tanta gente se tem esquecido.
Fala-se da questão com uma distância e com uma frieza que me assustam. Bem, a verdade é que toda esta questão me assusta, toda esta discussão me parece tão surreal, tão crua.
Onde é que estão aquelas coisas a que normalmente se chama amor de pai e mãe, crianças felizes, bem-estar dessas crianças, que é feito de se ver esta menina como um ser humano e não como uma coisa que está a ser disputada e tudo mais? que crueldade que para aí anda!
Bolas, o que há aqui é um pai, o qual é perfeitamente indiferente se é ou não biológico, que apesar de ter desobedecido à decisão de um tribunal, ama a menina. Depois, há um pai, a que se chama biológico, que não se percebe muito bem o que quer. E há uma mãe com um olhar tão perdido que parece que está noutro planeta. Não me coloco na defesa ou ataque de ninguém, apenas tento entender e não entendo nada.
Por onde anda a justiça, pergunto-me eu? Será que ela cai no cliché do "estar cega, surda e muda"? será de mim ou, no final das contas feitas, o que importa aqui é se a criança fica ou não feliz?

Sem comentários: