segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cimeira UE - África vista do meu cantinho


Gastámos uma grande "pipa" de milhões de euros para receber os senhores que mandam numa série de países europeus e africanos. Ele é salas vip, ele é salas vip vip, ele é o último grito da moda em decoração de circunstância, ele é tudo do bom e do melhor.


Foram dois dias apenas e havia tantos outros locais já protinhos para o esquema, mas claro que a classe não seria a mesma e teria muito menos "cachet". E nós somos pobres, mas sabemos da arte de bem receber em nossa casa. Depois podemos é ter de passar o resto da semana sem comer, mas pelo menos os convidados ficaram bem impressionados com a nossa terra.


No final deixámos de ter ajuda humanitária e passámos a ter uma cooperação estratégica. É, de facto há uma diferença estrutural na coisa! Agora não recolhemos comida, roupa e dinheiro para ajudar, cooperamos estrategicamente com eles e juntamos bens de primeira necessidade. Lá está, não é o mesmo!


O Mugabe chega uma "mísera" meia hora atrasado (lá se foram as regras protocolares!) já os acepipes estavam no fim. Será que ele queria que todos o vissem chegar?!?!?!? Nã..... apanhou certamente a hora de ponta de sábado à noite.



O Kadhafi veio com a casa às costas e no domingo "passou a manhã na tenda a ter encontros bilaterais" (ouvi no noticiário) . Sem comentários maldosos, mas que isto não soa bem.... não soa mesmo!!



Não houve parceria económica entre os dois países mas foram dois dias de regabofe neste cantinho à beira mar plantado. E (apesar da mania das bombas, assassinatos e afins que por aí anda nestes dias) nem os terroristas quiseram saber da cimeira para nada.


A conclusão foi que "há um antes e um depois desta cimeira". Lá está. Afinal o objectivo era criar um presente para depois definir aquilo que é passado e aquilo que é futuro.




Eu sabia que iam sair todos felizes com o resultado destes dois dias de conversações (algumas em tendas plantadas no meio do Forte de S.Julião)

5 comentários:

O Recriador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Recriador disse...

faltou-te o pormenor do Elefante Branco e casas concorrentes... :)
Dizem as más linguas que nessas casas andaram a confraternizar com cidadãs do outro lado do atlântico de forma a ampliar o âmbito da "cimenteira" alargando assim os horizontes...
Tudo para bem da humanidade.

Anónimo disse...

ah continuamos com a censura aos comentários. É bem...mostra maturidade e boa aceitação das críticas. Só por isso hoje deixo não um mas dois estúpida! estúpida!

Anónimo disse...

Eis o que está ecrito lá em cima:
"Esta mensagem foi removida pelo autor." e não pelo administrador.
Logo, foi o dito cujo autor que decidiu apagar o que escreveu e não eu.
oooooppppsss .... lá se foi a história da censura

Anónimo disse...

Está ecrito? então agora falamos á bebé?