quarta-feira, 13 de maio de 2009

O meu caderno



1993 - 3a Classe

Andava em busca de um livro que teimou em desaparecer-me e encontrei um caderno da minha 3ª classe e deixei-me levar. Á época aprendia a escrever e a ter as noções básicas do mundo.

Aprendi sobre a organização do poder. "Em todas as freguesias e em todos os concelhos existem pessoas com a responsabilidade de resolver os problemas da localidade. Essas pessoas constituem os orgãos do poder. São escolhidas pelos cidadãos eleitores que nelas confiam e votam" . Abençoada ingenuidade !!!!

Nesse 2º periodo aprendi palavras difíceis com "Actriz" - sim, quando eu aprendi a escrever o acordo ortográfico era coisa que não estava para perto e lá estava o "c" que fazia da palavra difícil. Há uma bela redacção sobre a visita de estudo aos Dinossaurios (e não é que ninguém deu pela bacorada ?!?!?)

Subordinado ao tema : "Se eu tivesse uma..." Escrevi uma Redacção sobre a máquina fotográfica que gostaria de ter para fotografar os porcos, galinhas e perus do monte dos meus primos e duas ilhas muito bonitas que eram os Açores e as Canárias (lá está, DUAS ilhas). Melhor ainda: queria que a minha máquina fosse, passo a citar, "branca e cor-de-rosa e pequenina para caber em qualquer sítio" (que foleirada fixe!!!!!!)

Pelo meio, deixei as cópias a lápis de carvão e (cúmulo da confiança e progresso) passei a fazê-las orgulhosamente a caneta esferográfica!

Há bonecada mal feita e, depois, há a razão pela qual sei que guardei este caderno: um desenho de duas páginas para Meio Físico e Social onde fiz Um rio a desaguar no mar, entre duas montanhas que me valeu um MBom+ e foi o meu orgulho durante muito tempo. E não é que me lembro mesmo de estar sentada na minha escrivaninha a fazê-lo?!



Que descoberta formidável (sim, esta também consta das ditas cujas palavras difíceis.

1 comentário:

O Recriador disse...

Ena...

Ainda me lembro do meu estrondoso desenho a carvão de uma paisagem serrana ali da zona saloia com o palácio e tudo que me valeu também um MBom, para quem tinha sempre resultados medianos a desenho, foi óptimo, ainda guardo esse desenho algures... algures mesmo... não me recordo é mesmo onde.

Ah e a complexidade de fazer um ditado? Sim aqueles medidos a palavras, -"hoje vamos fazer um ditado de 50 palavras" - lindo...